domingo, 25 de agosto de 2013

Batalhão 774, Companhia 771 - (8) ANGOLA

Esta piscina (um oásis no meio do nada) atraía os colonos que viviam em Matadi e aos sábados não havia lugar vago…Matadi confinava com Nóqui e a novidade do contrabando era diária – o pau rosa, o marfim e o pau preto fizeram as delícias da tropa que nunca tinham visto nada daquilo…sabia-se que os guerrilheiros estavam sedeados em Matadi e era dessa cidade que partiam os contingentes para as emboscadas…com as operações na mata, a Companhia tentava controlar o fluxo de combatentes, mas era uma tarefa muito complexa que era como diz o povo, achar uma “ agulha no palheiro”…os combatentes e com a experiência do teatro de guerra, vendo-se ou encontrando-se a agulha, não se lhe mexia, para evitar confrontos vingativos no curto prazo...

Um dia a PIDE deu-me um salvo conduto para me deslocar a Matadi e o Ribeiro que tinha um Bar no lado contrário ao do bar do Jardim, ofereceu-me a carrinha e lá fui ...
Matadi, depois da revolução, era uma cidade Belga completamente arruinada - o "Metropole" um hotel de luxo ainda tinha vestígios do poder colonial Belga - a entrada iniciada por uma escada em caracol debruada a  alabastro, tinha um aspeto majestoso e os candeeiros com "abajour" a marfim davam um pequeno indício do que teria sido antes da revolução...desloquei-me por curiosidade a um café para beber uma cerveja e quando lá entrei, não retrocedi imediatamente, porque tive medo... os pretos eram dezenas e os olhares colocaram-me em destaque - um deles abeirou-se e num "fioco afrancesado" que percebi, convidava-me para um encontro no mato com alguém com poder - estive à beira de desertar com medo da retaliação que viesse a seguir...com um "au revoir, et je vais penser" avancei para a carrinha e só parei na fronteira para falar com o PIDE que sem querer saber de nada, me disso:- nunca mais voltes a fazer isto, se queres chegar ao " Puto" são e salvo...o erro, ensinou-me que não se pode ser estúpido na guerra e daí para a frente nunca mais sai do aconchego da Companhia 771...



Fuzileiros no Rio Zaire à espreita...fotos gentilmente cedidas pelo BART. nr.1922, Companhia 1725

1 e 2 - As escadas do  Palácio do Governador( abandonado); 2 - Cunha ( falecido); 3 - um Ribatejano; 4 - Gonçalves; 5 -  Oliveira; 6 - AR.
A equipa do reabastecimento e um pequeno acidente; uma visita de trabalho Nóqui e a extraordinária via marítima que era o rio Zaire ou Congo.

Sanzala no Congo, quase na fronteira com Angola - daqui vinham muitos guerrilheiros desta povoação para combater os "Tugas"...


No Cabeço do Tope, ponte que passava por cima do rio Lué, onde abastecíamos de água para as lides da cozinha e da higiene...seguindo a picada  (única) alcançávamos M`Pala...




continua nr. 9

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Companheiro: Talvez te recordes de mim.era na altura o Alf.Arauújo da Compª 774 e era na altura o unico portugues natural de angola ,e se te recordas quando do regresso a Lisboa do batalhão fui o unico que ficou no porto de Luanda a acernar-vos.De nada valeu,pois passados uns anos tambem acabei por ser "despejado"Este comentário apenas tem como finalidade fazer uma pequena retificaçõ,que pouco interesse tem,mas as coisas são comom são.Referes-te ,numa foto, à casa do governador.Apenas retifico que te deverias referir como a casa do Administrador,pois governador apenas existia na altura em santo Antonio do Zaire que seria a capital do Distrito,havendo em Noqui apenas como autoridade máxima o Administrador.Fica um abraço.

Palhão disse...

Alferes Araújo obrigado pela correção...
Abraço
Álvaro Ramos